Ministério da Cultura e Cielo apresentam
13° Festival de   Cultura
e Gastronomia 2° Festival de Cultura e Gastronomia
temperonoforteoficial
Praia do Forte e Litoral Norte . BA
29.11 a 09.12.2018
temperonoforteoficial

Chefs

Beto Pimentel  (BA)
Beto Pimentel (BA)

Restaurante Paraiso Tropical/SSA

Participação: Criação para o Rest. Vila Gourmet do Sobrado da Vila (Praia do Forte)

Prato: Moqueca de camarão, tarioba e rala coco

O premiado chef Beto Pimentel, do restaurante Paraíso Tropical, tem entre muitos de seus méritos o de ter modificado a cozinha baiana, deixando-a mais leve e igualmente saborosa. Formado em agronomia, o chef Beto Pimentel começa seu trabalho no pomar, de onde saem ingredientes fresquinhos para o preparo de seus pratos. Beto Pimentel é hoje um dos maiores nomes da culinária brasileira.

Veja Mais
Danilo Fernandes (BA)
Danilo Fernandes (BA)

Restaurante Al Mare/SSA

Participação: Criação do prato para o Porto da Lua (Praia do Forte)

Prato: Camarão grelhado com mousseline de milho branco, paçoca de carne seca e espuma de gengibre

Danilo Fernandes, natural de Salvador, Bahia, despertou o interesse em gastronomia, por ver nesse um mercado promissor de valorização cultural e artística. Formou-se pela Estácio, onde também cursou uma pós em gestão de qualidade. Como muitos estudantes que ingressam nesse segmento, sentiu a necessidade de aprimorar sua técnica na prática, cursou o SENAC, em seguida passou por casas como o Bella Napoli, Risoteria e Terra Brasil. Despertou uma verdadeira paixão pela culinária italiana, foi quando teve a oportunidade de trabalhar com o Chef Fabricio Lemos, e inaugurar o Al Mare." Fabricio foi um norte para muitos cozinheiros, seu retorno para a Salvador foi de suma importância para alavancar a gastronomia baiana. Sempre o encarei como referência profissional e formula de sucesso", disse Danilo, que retorna ao Al Mare depois de uma temporada no restaurante Origem.

Veja Mais
Fernando Cerqueira (BA)
Fernando Cerqueira (BA)

Restaurante Veleiro do Yacht Clube/SSA

Participação: Criação do prato para a Risoteria (Praia do Forte)

Prato: Risoto de camarão com abóbora ao perfume de trufa e crispy de queijo

Chef baiano, Fernando Cerqueira foi graduado em Gastronomia pela Faculdade de Tecnologia em Hotelaria Gastronomia e Turismo de São Paulo. Após dezenove anos de atuação na capital paulista, o Chef retorna a Salvador para comandar o restaurante Veleiro, do Yacht Clube da Bahia, trazendo suas vivências nas cozinhas francesa, italiana, mediterrânea, argentina e regional para a criação de um cardápio criativo onde serão incluídos novos pratos e mantidos alguns dos clássicos.

Veja Mais
Fredy Miranda (Tivoli Ecoresort)
Fredy Miranda (Tivoli Ecoresort)

Tivoli Ecoresort

Participação: Cozinha Show e Sobremesa do Jantar no Tivoli

Graduado em gastronomia pelo Centro Universitário Hermínio da Silveira (RJ), atuando como professor no SENAI e também como confeiteiro em  redes hoteleiras e empresas internacionais como o Club Mediterranée  e Levy Restaurant,  o Frederico hoje, está a frente da confeitaria do Hotel Tivoli Ecoresort Praia do Forte, como chef de confeitaria. Em seu CV,  tem passagem como instrutor por empresa nacional como a Iniciativa Primus , e consultor pela Pratica Fornos. Participou de Torneios e Competições ficando em 1° Lugar na Olimpíada do Conhecimento Nacional -SESI/SENAI- Categoria Patisserie 2010 e 2º Lugar no World Skills Americas Internacional - Categoria Panificação e Confeitaria 201, além da  participação na Feira e congresso internacional de Patisserie Europain deste ano em Paris. No Tivoli, o Frederico sempre inovando com requinte, está elaborando cardápios de sobremesas dos restaurante Tabaréu , Sombra do Coqueiral, Dendê bar, além dos buffets e jantares do restaurante GOA .

Veja Mais
Ricardo Brito (BA)
Ricardo Brito (BA)

Restaurante Amado/SSA

Participação: Criação do Prato da Casa do Forte (Praia do Forte)

Prato: Camarão com mandioquinha, quiabo grelhado e molho de hibisco com cachaça

Ricardo Brito, 29 anos e Chef de cozinha do Al Mare. Descobriu muito cedo sua paixão pela culinária: ainda criança, ajudava os familiares a preparar as refeições da casa. Os pais e tios cozinheiros só reforçaram o desejo que tinha para ser um grande e reconhecido profissional na área.Natural de Vitória da Conquista, Ricardo resolveu enfrentar os desafios da capital baiana e veio determinado a estudar Engenharia Química, mas no meio do caminho desistiu, com a certeza que tinha o dom para a cozinha. Em 2010 iniciou o curso de gastronomia na UFBA e logo surgiram as oportunidades. Sua carreira no Al Mare começou em 2012, onde passou por todas as funções do restaurante. 

Veja Mais
Ricardo Silva (BA)
Ricardo Silva (BA)

Restaurante Carvão/SSA

Participação: Criação para o Mediterraneus (Praia do Forte)

Prato: Espaguete de pupunha, Camarões e beurre blanc defumado

O chef Ricardo Silva está no comando do fogão à lenha, do Restaurante Carvão, em Ondina. Especializado em Parrilla, buscou inspiração no seu mestre, o argentino Francis Mallmann. No Restaurante Carvão diz que pela grelha passarão frutos do mar, legumes e outros ingredientes, além das carnes nobres. Com inspiração no fogo, nem a carta de drinques da casa, passará longe das labaredas.

Veja Mais
Sandro Borges (BA)
Sandro Borges (BA)

Restaurante Varanda Gourmet/SSA

Participação: Criação para o  Rest. Vila Gourmet do Via dos Corais (Praia do Forte)

Prato: Camarão supremo dos corais

Sandro Borges, Chef proprietário do Varanda Gourmet, autodidata e herdeiro do dom da sua avó, começou cozinhando para amigos e para retribuir gentilezas. O dom da cozinha foi descoberto por sua esposa Liege Carvalho que o incentivou a começar a trabalhar na área. Deixou de lado sua antiga profissão em marketing político, já consolidada, para recomeçar do zero na gastronomia. Já nos primeiros meses com um conceito diferenciado, portas fechadas e atendimento com reserva, a crítica especializada o recebeu de braços abertos. Hoje seu restaurante, em casa, está no desejo de todos que buscam a tal "comida de verdade"

Veja Mais
Sérgio Paiva (BA)
Sérgio Paiva (BA)

Instrutor de Hotelaria do SENAC Bahia

Participação: Cozinha Show - Camarão ao Molho Agridoce com Abacaxi

Formação em gastronomia internacional pelo SENAC. com especialização em cozinha clássica, contemporânea e regional. consultor e palestrante no segmento de gastronomia.

Veja Mais
Ministério da Cultura e Cielo apresentam
Edição Anterior 2014 2015 2016 2017
Tempero no Forte
2017 - 2019. Tempero no Forte. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital