Ministério da Cultura e Cielo apresentam
13° Festival de   Cultura
e Gastronomia 2° Festival de Cultura e Gastronomia
temperonoforteoficial
Praia do Forte e Litoral Norte . BA
29.11 a 09.12.2018
temperonoforteoficial

Chefs

Beto Pimentel  (BA)
Beto Pimentel (BA)

Restaurante Paraiso Tropical/SSA

Participação: Criação para o Rest. Vila Gourmet do Sobrado da Vila (Praia do Forte)

Prato: Moqueca de camarão, tarioba e rala coco

O premiado chef Beto Pimentel, do restaurante Paraíso Tropical, tem entre muitos de seus méritos o de ter modificado a cozinha baiana, deixando-a mais leve e igualmente saborosa. Formado em agronomia, o chef Beto Pimentel começa seu trabalho no pomar, de onde saem ingredientes fresquinhos para o preparo de seus pratos. Beto Pimentel é hoje um dos maiores nomes da culinária brasileira.

Veja Mais
Danilo Fernandes (BA)
Danilo Fernandes (BA)

Restaurante Al Mare/SSA

Participação: Criação do prato para o Porto da Lua (Praia do Forte)

Prato: Camarão grelhado com mousseline de milho branco, paçoca de carne seca e espuma de gengibre

Danilo Fernandes, natural de Salvador, Bahia, despertou o interesse em gastronomia, por ver nesse um mercado promissor de valorização cultural e artística. Formou-se pela Estácio, onde também cursou uma pós em gestão de qualidade. Como muitos estudantes que ingressam nesse segmento, sentiu a necessidade de aprimorar sua técnica na prática, cursou o SENAC, em seguida passou por casas como o Bella Napoli, Risoteria e Terra Brasil. Despertou uma verdadeira paixão pela culinária italiana, foi quando teve a oportunidade de trabalhar com o Chef Fabricio Lemos, e inaugurar o Al Mare." Fabricio foi um norte para muitos cozinheiros, seu retorno para a Salvador foi de suma importância para alavancar a gastronomia baiana. Sempre o encarei como referência profissional e formula de sucesso", disse Danilo, que retorna ao Al Mare depois de uma temporada no restaurante Origem.

Veja Mais
Fernando Cerqueira (BA)
Fernando Cerqueira (BA)

Restaurante Veleiro do Yacht Clube/SSA

Participação: Criação do prato para a Risoteria (Praia do Forte)

Prato: Risoto de camarão com abóbora ao perfume de trufa e crispy de queijo

Chef baiano, Fernando Cerqueira foi graduado em Gastronomia pela Faculdade de Tecnologia em Hotelaria Gastronomia e Turismo de São Paulo. Após dezenove anos de atuação na capital paulista, o Chef retorna a Salvador para comandar o restaurante Veleiro, do Yacht Clube da Bahia, trazendo suas vivências nas cozinhas francesa, italiana, mediterrânea, argentina e regional para a criação de um cardápio criativo onde serão incluídos novos pratos e mantidos alguns dos clássicos.

Veja Mais
Fredy Miranda (Tivoli Ecoresort)
Fredy Miranda (Tivoli Ecoresort)

Tivoli Ecoresort

Participação: Cozinha Show e Sobremesa do Jantar no Tivoli

Graduado em gastronomia pelo Centro Universitário Hermínio da Silveira (RJ), atuando como professor no SENAI e também como confeiteiro em  redes hoteleiras e empresas internacionais como o Club Mediterranée  e Levy Restaurant,  o Frederico hoje, está a frente da confeitaria do Hotel Tivoli Ecoresort Praia do Forte, como chef de confeitaria. Em seu CV,  tem passagem como instrutor por empresa nacional como a Iniciativa Primus , e consultor pela Pratica Fornos. Participou de Torneios e Competições ficando em 1° Lugar na Olimpíada do Conhecimento Nacional -SESI/SENAI- Categoria Patisserie 2010 e 2º Lugar no World Skills Americas Internacional - Categoria Panificação e Confeitaria 201, além da  participação na Feira e congresso internacional de Patisserie Europain deste ano em Paris. No Tivoli, o Frederico sempre inovando com requinte, está elaborando cardápios de sobremesas dos restaurante Tabaréu , Sombra do Coqueiral, Dendê bar, além dos buffets e jantares do restaurante GOA .

Veja Mais
Ricardo Brito (BA)
Ricardo Brito (BA)

Restaurante Amado/SSA

Participação: Criação do Prato da Casa do Forte (Praia do Forte)

Prato: Camarão com mandioquinha, quiabo grelhado e molho de hibisco com cachaça

Ricardo Brito, 29 anos e Chef de cozinha do Al Mare. Descobriu muito cedo sua paixão pela culinária: ainda criança, ajudava os familiares a preparar as refeições da casa. Os pais e tios cozinheiros só reforçaram o desejo que tinha para ser um grande e reconhecido profissional na área.Natural de Vitória da Conquista, Ricardo resolveu enfrentar os desafios da capital baiana e veio determinado a estudar Engenharia Química, mas no meio do caminho desistiu, com a certeza que tinha o dom para a cozinha. Em 2010 iniciou o curso de gastronomia na UFBA e logo surgiram as oportunidades. Sua carreira no Al Mare começou em 2012, onde passou por todas as funções do restaurante. 

Veja Mais
Ricardo Silva (BA)
Ricardo Silva (BA)

Restaurante Carvão/SSA

Participação: Criação para o Mediterraneus (Praia do Forte)

Prato: Espaguete de pupunha, Camarões e beurre blanc defumado

O chef Ricardo Silva está no comando do fogão à lenha, do Restaurante Carvão, em Ondina. Especializado em Parrilla, buscou inspiração no seu mestre, o argentino Francis Mallmann. No Restaurante Carvão diz que pela grelha passarão frutos do mar, legumes e outros ingredientes, além das carnes nobres. Com inspiração no fogo, nem a carta de drinques da casa, passará longe das labaredas.

Veja Mais
Sandro Borges (BA)
Sandro Borges (BA)

Restaurante Varanda Gourmet/SSA

Participação: Criação para o  Rest. Vila Gourmet do Via dos Corais (Praia do Forte)

Prato: Camarão supremo dos corais

Sandro Borges, Chef proprietário do Varanda Gourmet, autodidata e herdeiro do dom da sua avó, começou cozinhando para amigos e para retribuir gentilezas. O dom da cozinha foi descoberto por sua esposa Liege Carvalho que o incentivou a começar a trabalhar na área. Deixou de lado sua antiga profissão em marketing político, já consolidada, para recomeçar do zero na gastronomia. Já nos primeiros meses com um conceito diferenciado, portas fechadas e atendimento com reserva, a crítica especializada o recebeu de braços abertos. Hoje seu restaurante, em casa, está no desejo de todos que buscam a tal "comida de verdade"

Veja Mais
Sérgio Paiva (BA)
Sérgio Paiva (BA)

Instrutor de Hotelaria do SENAC Bahia

Participação: Cozinha Show - Camarão ao Molho Agridoce com Abacaxi

Formação em gastronomia internacional pelo SENAC. com especialização em cozinha clássica, contemporânea e regional. consultor e palestrante no segmento de gastronomia.

Veja Mais
Ministério da Cultura e Cielo apresentam
Patrocínio
Lei de incentivo a cultura
Lei de incentivo a cultura
Cielo
Cielo
Geral
Hiperideal
Hiperideal
Faz Cultura
Faz Cultura
Apoio
CM Venturolli
CM Venturolli
Senac
Senac
Sebrae
Sebrae
Secult
Secult
Sapiranga
Sapiranga
Tivoli Ecoresort
Tivoli Ecoresort
CLN
CLN
Turis Forte
Turis Forte
Apoio Divulgação
Band News
Band News
Organização e Produção
2D
2D
Realização
Governo Federal
Governo Federal
Edição Anterior 2014 2015 2016 2017
Tempero no Forte
2017 - 2018. Tempero no Forte. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital