O Festival
O Festival
O Festival

O Festival

Atrações

Nascido no charmoso vilarejo de Praia do Forte, o Festival Tempero homenageia a cultura e a gastronomia da Bahia através da música, do artesanato, da moda e da rica culinária do nosso Estado. 

Uma vez por ano, o Litoral Norte fica ainda mais convidativo com a presença de Chefs e Artistas de todo o Brasil, que aportam nesse paraíso e promovem um verdadeiro espetáculo de sons e sabores, recheado de atrações para turistas e a própria comunidade.

Elegendo a ‘Pimenta’ como tema especial nesta 15ª edição, seguimos desafiando os restaurantes na elaboração de pratos exclusivos que ficam em cartaz durante os dias de realização do evento. Além disso, a música instrumental continua como uma das nossas marcas registradas, com shows de artistas renomados que se apresentam gratuitamente para os visitantes e garantem a trilha sonora da festa.

Expandindo suas fronteiras, o Festival alcançou outras localidades da Costa dos Coqueiros e construiu uma rede com mais de trinta restaurantes e pousadas, que participam da programação todos os anos e oferecem o que há de melhor da nossa cultura e identidade.

Seja bem-vindo (a) ao Tempero no Forte.

 

Nossa história

Tradicional vila de pescadores no Litoral Norte da Bahia, a Praia do Forte tem sua origem ligada à antiga fortaleza erguida no Século XVI para proteger a costa de invasores. Considerada a primeira fortificação militar portuguesa do Brasil, o Castelo Garcia d’Ávila é um dos mais importantes monumentos do patrimônio histórico nacional, e por suas características medievais, é também a única construção do gênero nas Américas.

Com o passar dos séculos, o pequeno povoado que se formou na região foi incorporado ao mapa turístico da Bahia, ganhando pousadas de charme, hotéis de luxo, lojas de grife e uma cena gastronômica digna de uma grande metrópole. Foi nesse contexto que, em 2006, surgia o Tempero no Forte, um festival que acrescentou ainda mais cultura e sabor a um destino tão amado por baianos e turistas.

Desde a sua concepção, o Tempero promove a música, a culinária e a arte como valorização regional, desenvolvendo o empreendedorismo e a economia criativa, na certeza de poder encantar o público com a cultura local e sugestões de pratos inovadores que até hoje estão nos cardápios de muitos restaurantes da região.

Em 2017, o Festival chegou a Salvador, fruto de uma parceria com a Boa Lembrança e trazendo os sabores da Baía de Todos os Santos, da carne de fumeiro aos frutos do mar. Era o início do Tempero Bahia, um grande sucesso que se repetiu nos três anos seguintes, atingindo quase meio milhão de visualizações nas redes sociais.

Assim, com a chancela das edições do Tempero no Forte, realizado na Praia do Forte, e do Tempero Bahia, realizado em Salvador, em 2020 é celebrado um evento com formato especial, reunindo o universo digital com o circuito nos Restaurantes e oferecendo conteúdos de gastronomia, turismo e sustentabilidade, além de disponibilizar as redes do evento em apoio aos micro e pequeno empreendedores.

Citado em pesquisa realizada pelo Sebrae Nacional e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) como uma das três principais atrações da região, o Tempero no Forte atrai pessoas das mais diferentes localidades, e desde 2019 integra o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo, por sua importância para o destino.
 

Tema 2021

De 25 de novembro a 5 de dezembro, restaurantes e Chefs vão abusar da criatividade a partir do tema ‘Pimenta’, uma homenagem à marca do festival que completa quinze edições neste ano de 2021. O desafio irá incluir o ingrediente em receitas inovadoras e promete surpreender baianos e turistas.

Por falar em Turismo, em 2021 o Festival retorna com o objetivo de movimentar a economia criativa de um dos setores mais afetados pela pandemia, trazendo sugestões de roteiros de experiência na Praia do Forte Assim, fomentamos a cadeia produtiva no Litoral Norte e integramos as atrações turísticas da região aos pratos elaborados para o evento.

Arte, Cultura e Música Instrumental reafirmam a tradição do Tempero. Cumprindo os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Festival, além do viés gastronômico, tem o compromisso de promover atividades culturais no Estado através de um calendário de ações que chegam neste ano em um formato especial. Adotando um modelo híbrido, ao aliar uma programação presencial com conteúdos oferecidos on-line, o Tempero no Forte busca inovar e se adaptar às novas realidades, permitindo que o público aproveite o evento com segurança e se divirta com toda a sua família.

Ministério do Turismo apresenta:

Tempero no Forte
Apoio
Turisforte
Turisforte
Concessionária Litoral Norte
Concessionária Litoral Norte
Eisenbahn
Eisenbahn
Tidelli
Tidelli
Tivoli Ecoresort Praia do Forte
Tivoli Ecoresort Praia do Forte
SETUR - Prefeitura Mata de São João
SETUR - Prefeitura Mata de São João
Governo da Bahia
Governo da Bahia
Aviator
Aviator
Shimizu -  Tradição e Qualidade
Shimizu - Tradição e Qualidade
Atacadão dos Pescados
Atacadão dos Pescados
Telemariscos
Telemariscos
Patrocínio
Banco do Nordeste
Banco do Nordeste
Ticket
Ticket
Coca Cola
Coca Cola
Quer saber mais sobre o Festival? Fale conosco
Siga-nos em nossas redes
Tempero no Forte
2020 - 2021. Tempero no Forte. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital